
Jogos Olímpicos
Breve História dos Jogos Olímpicos
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C. os gregos já faziam homenagem aos Deuses, principalmente a Zeus, com a realização de competições. Porém, só em 776 a.C. é que ocorreram, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos de forma organizada e com a participação de vários atletas de várias cidades-estados, na cidade de Olímpia.
Os primeiros jogos limitavam-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Até 472 a C. as provas eram realizadas num único dia e só os cidadãos livres poderiam competir. As mulheres eram excluídas dos Jogos.
Os Jogos deixaram de ser realizados no séc. IV e foram reeditados em 1896, na cidade de Atenas, com a participação de 241 atletas, todos homens, representando catorze países. Foram disputadas nove modalidades: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.
Os Jogos Olímpicos passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas pelas duas Grandes Guerras Mundiais.
Atualmente, são disputadas 42 modalidades, derivadas de 33 desportos diferentes.
Os últimos Jogos Olímpicos realizaram-se no Rio de Janeiro, e tiveram a duração de 19 dias.
Os campeões olímpicos portugueses são, até agora, Carlos Lopes, na maratona; Rosa Mota, na maratona; Fernanda Ribeiro, nos 10 mil metros e Nélson Évora, no triplo salto
Medalhas
Portugal ganhou 24 medalhas (4 de ouro, 8 de prata e 12 de bronze).
Recordistas
Michael Phelps também é o atleta que mais medalhas ganhou numa edição dos Jogos: em 2008, em Pequim, ganhou 8 medalhas, todas de ouro.
O segundo atleta mais medalhado nos Jogos Olímipicos é uma mulher, a ginasta ucraniana Larissa Latynia, com 18 medalhas (9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze).
Há um recorde que está há 48 anos sem ser batido: o de salto em comprimento masculino, fixado nos 8,9 metros desde 1968 (Jogos Olímpicos de Pequim).
Já os 800 metros femininos têm o recorde olímpico fixado em 1 minuto, 53 segundos e 43 centésimos, desde 1980 (Jogos Olímpicos de Moscovo).Carlos Lopes
O atleta Carlos Lopes nasceu em 1947, em Viseu. Começou a trabalhar aos 11 anos, como ajudante de pedreiro, para ajudar a família. O seu sonho era ser jogador de futebol e ambicionava jogar futebol no Lusitano de Vildemoinhos. No entanto, clube rejeitou-o por ser excessivamente magro. O atletismo surgiu por acaso numa corrida com amigos, durante a noite, ao voltar de um baile, e que ele ganhou.
Carlos Lopes ganhou 2 medalhas olímpicas (1 de ouro e 1 de prata), na maratona.
Tomás Saraiva
n.º24 _ 6.ºE