
Parque Nacional Peneda Gerês
Parque Nacional
Localização
O Parque Nacional Peneda Gerês localiza-se entre o Minho e a Galiza.
Data de Criação
Fauna
No Parque Nacional Peneda Gerês estão em 226 espécies de vertebrados o que é representativo a nível nacional e internacional da quantidade de espécies protegidas pela Convenção de Berna. Pertencem à lista em risco do Livro Vermelho Português 65 dessas espécies.
Algumas das espécies mais típicas que podem ser encontradas: o corso, o lobo ibérico, a coruja, o gato selvagem, a salamandra lusitana, a víbora, o garrano, a cabra Gerês, o esquilo vermelho, o lagarto e a águia de Bonneli.
Flora
O coberto vegetal das serras do Gerês , Amarela, Peneda e Soajo e dos planaltos da Mourela e Castro Laboreiro é dominado por carvalhais e formações arbustivas. Os carvalhais ocupam parte dos vales dos rios Ramiscal, Peneda, Gerês e Beredo (ICNF) sendo as principais espécies o carvalho-negral Quercus pyrenaica e o carvalho-alvarinho Quercus robur .
Na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em altitudes mais baixas e em vertentes mais expostas ao sol, destacam-se o carvalho-alvarinho , o sobreiro Quercus suber e a gilbardeira Ruscus aculeatus.
Aspetos geomorfológicos
Uma área do PNPG integra-se no Maciço Ibérico que constitui uma das unidades introduzida na Península Ibérica e um segmento da Cordilheira Varisca da Europa. Assim, na área do Parque, predominam rochas graníticas que afloram na Serra do Soajo, Serra Amarela, planalto de Castro Laboreiro e no extremo oriental da Serra do Gerês.
Importância da área protegida
Este é o único parque nacional em Portugal. Para além da riqueza ao nível da fauna e da flora, possui um rico património histórico-cultural que inclui necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros tradicionais com maçarocas de milho, velhos fornos, moinhos de água, levadas, socalcos, brandas (onde como passavam o verão), inverneiras (onde aguentavam o rude inverno), termas, tradições peculiares… A tudo isto acresce a curiosa implantação das aldeias serranas e a presença de núcleos de arquitetura tradicional bem preservados.